27 de ago de 2012

Talvez seja o ultimo grande GÊNIO!!


Depois de ter visto jogar os ultimo gênios do futebol na opinião os Ronaldo,s Fenômeno e Gaúcho e o Francês Zinedine Zidane, achei que nunca mais iria ver outro gênio no futebol, pois o esporte está mecânico, muito físico e tático de mais, não permitindo a criatividade, habilidade e raciocínio desenvolverem- se. Claro que todos falam, badalam os publicitarios Cristiano Ronaldo e Neymar, que são dois ótimos jogadores, sucesso de marketing e estão entre os melhores do mundo, mas existe um que já saiu deste grupo para estar no seleto grupo dos gênios do futebol ele se chama Lionel Messi. "Uma capacidade de raciocínio muito parecida com a de Zidane, explosão, arrancada semelhante à de R.Fenômeno, a definição e noção dentro da área como a de Romário", comparação muito feliz dita pelo comentarista de futebol Caio da globo. Todos sabemos que ele não cai, não e desleal, não briga, não fala mau de ninguém ou provoca, não é visto em baladas ou se meteu em algo ilícito como drogas, ele simplesmente é simples, como se não fosse quem é talvez isso é o que nos faz admirar ainda mais este ser humano chamado Messi.
Como todos os gênios, não foi diferente passou necessidades, era franzino, pequenino só que com as bola nos pés havia uma força, agilidade e habilidade diferente para um menino na sua idade e físico. O principal incentivador o homem que acreditou no sonho de fazer o Messi um jogador de futebol foi o Pai Jorge Messi, que levou o menino a vários times da argentina pedindo um tratamento de crescimento para o filho. Como nenhum clube se interessou e também não havia condições de custear este sonho o Jorge Messi levou o filho para o Barcelona, num ato de desespero após observarem Messi pediu ao empresário que assinasse num guardanapo, o mesmo para acalmar Jorge assinou.
Após Rexach observar Messi, que estava no Infantil B, jogar pelo Infantil A contra uma equipe de jogadores bem mais velhos. Além de pagar pelo tratamento e pela mudança da família de Messi, o Barcelona também contrataria Jorge para ser informante.

Eu o contratei em 30 segundos! Ele me chamou muita atenção. Em meus 40 anos de futebol, jamais havia visto coisa semelhante. De cinco situações de gol, converteu quatro. E tem uma habilidade excepcional. Me lembrou o melhor Maradona. Seu primeiro contrato eu assinei, simbolicamente, em um guardanapo. Queria contratá-lo o quanto antes. Não podia deixá-lo escapar - Carles Rexach.

Espero que o exemplo de Messi sirva para todos os profissionais que trabalham com categorias de base, reflitam, reavaliaem seus conceitos de futebol, comecem a pensar um investimento a longo prazo, trabalhem, lapidem diamantes, pois sabemos que cada vez mais isto será dificil no futebol de hoje e do futuro, por que talvez desta forma poderemos salvar o futebol. Deixem outros meninos mostrarem seu talento ao mundo, não dependendo só do fisico, empresários ou padrinhos de chance ao que o mundo precisa algo cada vez mais raro neste meio são chamados de herois, idolos os GENIOS.

Escrito por Cícero Ribas.

Um comentário:

  1. Muito bom, sou apaixonada pelo futebol desse cara, cheio de raça. Uma pena o cara ser argentino, mas nem de longe o Brasil já teve jogador tão bom quanto esse. Bom texto.

    ResponderExcluir